Invasores de Corpos

Matéria de Cinema – Texto publicado originalmente em A ARCA, em 25/06/2005.

Me lembro até hoje da primeira vez em que assisti Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers, 1978). Foi numa exibição na TV, de madrugada, lá pelos meus 8 ou 9 anos, e foi a primeira vez em que assisti a um filme de horror sozinho. Meus pais nunca ligaram para o fato de ficar na frente da TV até tarde da noite, e queriam mais que eu assistisse a muitos filmes mesmo! Pois é, eles tentaram me dar uma educação nerd, e para vergonha da família, cresci e me tornei este bastardo cult que sou…

Enfim, o enredo até meio trash de Invasores de Corpos não impediu o diretor Philip Kaufman de gerar um exercício assustador de ficção-científica B, bem aos moldes dos maravilhosos longas-tosqueiras dos anos 50. Naquela época, eu realmente acreditei que, um dia, alienígenas poderiam descer na Terra e clonar seres humanos dentro de enormes vagens (!). Bela desculpa para não comer verduras e legumes! :-D

Brincadeiras à parte, por mais que seja mais horror do que sci-fi, não tenho como negar que este filme é um exemplar inesquecível do gênero, com toda aquela artimanha dos aliens para tentar transformar os humanos incrédulos em zumbis e dominar o planeta. E como esquecer Donald Sutherland e Angela Cartwright naquele final de gelar a espinha? Meu gosto pela ficção-científica só começou a se manifestar graças a este filme. E também graças à Mulher Vespa, um troço horroroso dos anos 60 dirigido por Roger Corman, mas isto é uma outra história!

INVASION OF THE BODY SNATCHERS • EUA • 1978
Direção de Philip Kaufman • Roteiro de W. D. Richter
Baseado no romance de Jack Finney
Elenco: Donald Sutherland, Brooke Adams, Jeff Goldblum, Veronica Cartwright, Leonard Nimoy, Art Hindle, Kevin McCarthy, Don Siegel.
115 min. • Distribuição: United Artists.

 

…SOBRE INVASORES DE CORPOS
Trecho da matéria coletiva A PRIMEIRA SCI-FI A GENTE NUNCA ESQUECE

Matéria publicada originalmente em A ARCA, em 25/06/2005
Complemento do especial para a estréia do longa-metragem GUERRA DOS MUNDOS (War of the Worlds).

Uma resposta para Invasores de Corpos

  1. Pra mim, este foi um marco de ficção científica, me colocando no mundo das invasões alienígenas. Outros como: O dia em que a terra parou, Guerra dos mundos, o original de Eu sou lenda e vários outros que nem me lembro dos nomes. Ótimo ler este post. Me fez lembrar desses momentos na frente da TV nas madrugadas. (ainda fico de madrugada assistindo meus filmes)

Deixe uma resposta

